39º CONGRESSO MUNDIAL DA VINHA E DO VINHO (OIV) – BENTO GONÇALVES, BRASIL 2016


logo-congresso

39th World Congress of Vine and Wine

Os principais elementos a retirar deste congresso são a evolução estatística em 4 vertentes essenciais: A Área de vinha plantada, a Evolução da Produção, a Evolução do Consumo de Vinho e o Comércio Global de Vinho, tudo isto a uma escala Mundial.

ÁREA DE PLANTIO DE VINHA

7,5 mega-hectares de área global de vinha.
5 países representam 50% da área mundial de vinha.

Os gráficos acima mostram a distribuição mundial da área de vinha e a sua evolução desde 2000. (clique para ampliar)

Evolução de área de vinha nos últimos 5 anos

area-global-ultimos-5-anos

Desde 2000 que a área de vinha decresceu significativamente em Espanha, França e Itália.
Grande crescimento de área na China e estabilização nos Estados Unidos e países do Hemisfério Sul.

PRODUÇÃO DE UVA

75,7 mega-toneladas de produção mundial em 2015
40% na Europa, 31% na Ásia e 20% no Continente Americano.

Evolução da Produção de Uva

Evolução da Produção de Uva

Como se pode verificar, baixou-se a área de vinha, mas aumentou-se a produção de uva desde 2000, graças a contínuas melhorias de técnicas de viticultura.

Gráfico e tabela da evolução do destino das uvas produzidas

PRODUÇÃO DE VINHO

MAPA GLOBAL DE PRODUÇÃO E DO DESTINO DAS UVAS

MAPA GLOBAL DE PRODUÇÃO E DO DESTINO DAS UVAS

A produção global de 2016 até agora é de 259 mega-hectolitros.

Gráfico e tabela de evolução da produção dos últimos 5 anos.

MAPA GLOBAL PRODUÇÃO DE VINHO GLOBAL EM 2016

MAPA GLOBAL PRODUÇÃO DE VINHO GLOBAL EM 2016

CONSUMO DE VINHO

 

Em 2015 consumiram-se 239 mega-hectolitros de vinho.

Como se verifica, o consumo de vinho decresce ao Sul da Europa.

EVOLUÇÃO DESDE 2000

EVOLUÇÃO DESDE 2000

MAPA DE CONSUMO

MAPA MUNDIAL DE CONSUMO DE VINHO

COMÉRCIO DE VINHO

Como se verifica, a tendência é a valorização dos produtos vínicos. O aumento do volume de negócios é muito superior ao volume de vinho transacionado.

OS MAIORES EXPORTADORES (EM VOLUME vs EM VALOR)

OS MAIORES IMPORTADORES (EM VOLUME vs EM VALOR)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s