HERDADE DO PINHEIRO


Esta casa produz vinhos há mais de 100 anos.

Embutida na zona de Ferreira do Alentejo, produz um conjunto capaz de satisfazer todos os gostos e carteiras.

Esta é a filosofia da Família Silvestre Ferreira. O projecto teve início com a chegada de António Francisco Silvestre Ferreira, o Patriarca, que chegou em finais dos anos 50.

A paixão pela vinha era tremenda, de tal forma que chegou a ter cerca de 400 hectares de uva de mesa e 90 hectares de uva para vinho. Este era vinificado e vendido a comerciantes e engarrafadores.

A modernização deu-se há quase 20 anos atrás, com introdução de cubas inox e prensas pneumáticas.

O negócio foi passado aos netos no início do Milénio, transmitindo um legado valioso, o amor pela terra, iniciando a vinificação e engarrafamento na adega da herdade, acompanhado de reestruturação da vinha e instalação de sistema de rega.

Os vinhos têm uma elevadíssima qualidade e a apreciação acontece tanto a nível nacional como internacional.

Como tantos produtores em Portugal, trabalham 1 ano inteiro para cerca de 15 dias a 3 semanas de vindima.

A expectativa é sempre muita e a curiosidade sobre “o que irá dar a colheita deste ano?”.

Para mim foram belas surpresas. Como sempre, percorrendo uma garrafeira e de repente, tiro uma garrafa ao calhas, olho bem em volta, perfeito!!

Era o que precisava para um almoço de Domingo em família. Um tinto para um cozido à portuguesa. Foi o Herdade do Pinheiro Reserva 2004.

Depois de aberto 2 horas antes, bem respirado, uma decantação suave e estabilizado durante cerca de meia hora e estava no ponto.


Como gosto de cruzar várias regiões o cozido continha o seguinte: Chouriço da Beira Baixa, Farinheira de Arganil, Mouro de Castro Daire, Chouriço de Vinho Verde Tinto de Monção, Carne de Vaca dos Açores, Carne de Porco da Beira Baixa e uma galinha de campo daqui da zona da Estremadura.


O importante nestes cruzamentos é que os sabores não se sobreponham e respeitar a particularidade de cada componente dos repastos.


Suberbo, e tudo feito em Portugal!!

FONTE: Site Herdade do Pinheiro

About these ads

17 pensamentos em “HERDADE DO PINHEIRO

  1. Sou importador de vinhos, senao importar pode me mandar mais informacaoes e se tiver interessado de entrar no mercado na asia (HK, Macau e China).

  2. Excelentes vinhos apresentados no mercado nacional, seria necessário o longo texto para falar da qualidade, sabores, aromas etc.
    mas o preço para a actual situação do país e dos diversos vinhos que dispomos é excessívo.
    Novos métodos comerciais devem pensados.
    Um abraço,

    • Os meus textos tendem a ter uma linguagem o mais simples possivel com vista à sua leitura por parte do público em geral. Esses detalhes técnicos, deixemo-los para pessoas mais entendidas, como eu, o senhor, os enóligos, os escanções, sommeliers, etc. Caso contrário, a leitura dos artigos tornava-.se cansativa. Jorge

  3. Muitos Parabéns pela continuação da Vossa
    perseverança, que tão bem conheço, fui amiga da Vossa Mãe-Isabel Barros- ainda no Liceu de Beja e conheci muito bem o Vosso Pai-Eng. Francisco- ainda estudante e como namorado da Vossa Mãe. Têm razões sobejas, para se orgulharem dos Vossos Antepassados.
    Somos compradores dos Vossos vinhos, que muito apreciamos, e, apesar de vivermos em Lisboa, não deixamos de nos abastecer em Beja, sempre que vamos a Mértola, o que acontece de quinze em quinze dias. Continuação de grande sucesso e peço-vos que entreguem à Vossa Mãe, um grande abraço.

  4. Bom dia!!!Fiquei impressionada com a Herdade do Pinheiro!!O viho já conheço e…não pode ser melhor!!!No entanto há muito para descobrir…!!!Parabéns aos produtores e a toda a equipa!!!

  5. sou amador dos vinhos portugeuses e tambem vendedor; como por exnplo este vinho… mas nem fazia ideia que era feito nesta quinta e que já o fazião vinho a 100 anos… é inportante sabermos estas coisas para podermos explicar a muitos clientes que passão por nós… parabens…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s